Novo
Um aquecedor solar de garrafa pet.
Muitas casas, quase nenhum prédio. Assim é o bairro Jardim Paraíso, em Botucatu, interior de São Paulo.Aqui vive o técnico em enfermagem Frederico Gasparotto,telespectador do Repórter Eco que nos convidou para conhecer uma invenção criada para economizar energiaelétrica. Para ter acesso à ela, a equipe teve que subir no telhado. Frederico usou a Internet para pesquisar aquecedores solares.Levanta dados daqui,cria dali, montou um modelo. A água chega da rua e passa pelo sistema de canos de pvc, pintados de preto para reter o calor do sol. As garrafas pet, que iriam para o lixo, envolvem os canos para manter o aquecimento. Daqui a água vai para acaixa de isopor, que abastece o chuveiro.
Frederico Gasparotto-:"Na verdade, é uma adaptação bem elaborada. Mas eu inventei principalmente por causa das garrafas pet, porque a gente tem aqui várias nascentes de rios, aqui em Botucatu, principalmente o rio Tietê, que passa por aqui. Acabei achando uma idéia, adaptei uma idéia. E também para economizar energia elétrica, que tá muito caro. A minha conta de luz que girava em torno de 110,120 reais, a partir do segundo mês que eu comecei a usar o sistema, foi para 65".
Setenta garrafas pet foram usadas para montar o sistema, que custou apenas setenta reais. A caixa de isopor armazena cem litros d'água, o que permite que sejam tomados de três a quatro banhos de dez minutos por dia. O sistema acaba ajudando na economia da água também.
Frederico: " Às vezes você pode usar isso aqui para a população de baixa renda ou alguém que queira economizar energia. Uma garrafa destas demora muitos anos para se decompor na natureza.Taí um bom uso para o pet".
Construção de filtro d’água com garrafa PET
Para a construção do filtro, são necessários:
- Garrafas PET de 2 litros
- Algodão
- Areia limpa (encontrada em lojas de aquarismo)
- Pedras pequenas (idem)
- Carvão em pó
- Tesoura
A sugestão é que seja feito um filtro para cada aluno, para evitar brigas acerca de “quem será o dono” e que, ao iniciar a aula, proponha que confeccionem um relatório, em grupo, descrevendo passo a passo a experiência.
Encerramento:
Proponha, primeiramente, que seus alunos filtrem uma solução de água e sal – cujo sal não ficará retido no filtro e, depois, que filtrem uma solução de água e terra – que resultará em água limpa. Pergunte a eles o porquê da primeira mistura não ter sido tão eficiente quanto à segunda.
Como este filtro foi feito apenas experimentalmente, com uma quantidade reduzida de componentes em cada camada, este filtra apenas partículas maiores e por isso a água com sal continuou salgada e o segundo sistema, água+terra, não pode ser ingerido, visto que os patógenos causadores de doenças transmitidas via água e alimentos contaminados são bem diminutos!
Assim, apenas se esta água fosse fervida ou fosse adicionado a ela hipoclorito de sódio é que poderia ser ingerida, uma vez que estes processos matariam tais causadores de doenças.